Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Artesão

Cheguei a Brne e fui direto para a praça central tinha um compromisso prometido... poucas pistas e referência que um amigo do Brasil me dera. Tratava-se de um tcheco artesão que trabalha com fio de prata... a pista, a descrição de sua cadeira bancada de trabalho onde modela o fio com a ajuda do martelo para finalmente dar forma a peça.Decidi que minha câmera ajudaria a localizá-lo...acionei o zoom percorrendo a praça focando cada canto dela...lembrei-me de outra situação onde utilizei do mesmo recurso para localizar uma colega de trabalho que se colara a parede no final da sala de reuniões...com minha câmera consegui tirá-la de lá...Da mesma forma acabei encontrando o artesão tcheco...estava lá com seu ateliê móvel, ou  cadeira-bancada espremido entre duas outras bancas...fotografei e me aproximei. Ele levantou o olhar do trabalho que realizava...olhar azul esverdeado sorriu apontando as peças com seu esguio indicador que sutentava anel de sua autoria. Admirei sua criação...muito simples na verdade...sem excepcionalidade mas ele estava ali e meu amigo brasileiro esperava sua encomenda. Percorri  os olhos sobre a produção toda...borboletas, pássaros, girafas, coelhos,...já quase ia desistir quando avistei o golfinho suspenso no pano de fundo por um alfinete. Me olhou com seu sorriso maroto...Tirei-o e estendi ao artesão demonstrando meu interesse... how much? Não me entendeu... combien ça coûte?Fui abrindo a carteira... mas vi que estava me cobrando em coroas eu só tinha euro...negociei em euro ele alargou o sorriso...deixei que ele retirasse o valor dentre as moedas que eu espalhei na palma da mão...foi contando com seus dedos longos...sorriu novamente...colocou num saco o golfinho e me entregou.Nenhuma palavra e fizemos um excelente transação ele e eu! Guardei o animalzinho na carteira e o trouxe para o Brasil. na semana que vem entregarei ao meu amigo.

2 comentários:

  1. Meta atingida... sem pensar,já somos cem! Entrega
    sem mentiras e cem momentos com milhares de palavras vividas.
    Parabéns, publique, você é uma escritora, e sabe disso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela palavras Sutra parceira musical...quem sabe blog vira livro vira blog livro?

    ResponderExcluir